Obras

Obras

sábado, 7 de janeiro de 2017


Como a transdisciplinaridade pode mudar a sua vida

carlosalbertoreis51@gmail.com


O conhecimento científico adquirido nas últimas três décadas é muito maior daquele obtido no último milênio, e  isso tem feito com que pensadores, filósofos, educadores como Castoriadis, Durand, Habermas, Morin e a comunidade científica de modo geral, se mobilizassem em torno de uma reflexão filosófica crítica sobre o processo de conhecimento gerado pela ciência moderna, dentro de um campo bastante restrito de racionalidade. A 'proposta' final consensual é a de que somente a transdisciplinaridade pode assumir o papel de engendrar um conhecimento mais amplo. "É uma justaposição de conhecimentos, é o estudo do ponto de vista de múltiplas disciplinas", diz Basarab Nicolescu, um dos signatários da "Carta da Transdisciplinaridade", de 1994. Ponto de vista diferente significa perspectiva diferente, e perspectiva diferente significa ver o objeto e o mundo com outros olhos e outro pensamento.

O que pode parecer um 'sacrilégio', uma disciplina invadindo o território de outra é, na verdade, a construção de pontes que permitam estudar fenômenos que se acham fora  e além da esfera de cada uma. É Nicolescu quem afirma: "A Transdisciplinaridade é complementar da aproximação disciplinar; ela faz emergir da confrontação das disciplinas novos dados que as articulam entre si e que nos dão uma nova visão da natureza e da realidade".

Outro importante nome que elaborou a Carta, Edgar Morin, defende que "A reforma do pensamento é uma necessidade-chave da sociedade. É a reforma do pensamento que permitirá o pleno emprego da inteligência, de forma que os indivíduos possam realmente entender e enfrentar os problemas contemporâneos". Ele também afirma que "O sistema educacional vigente não produz apenas conhecimento e elucidação, produz também ignorância e cegueira. A educação dominante troca o todo pela parte, separa os objetos do conhecimento de seu contexto, fragmentando o mundo, fracionando os problemas, impedindo as pessoas que tenham uma compreensão melhor da realidade".

A ciência evolui através da elaboração de hipóteses, da experimentação, ponderação e divulgação de resultados, isto é, compartilhando e produzindo um conhecimento que mereça aceitação pela comunidade científica. Para que tal se consolide, ela precisa ser racional, ou a pesquisa científica não terá qualquer valor e significado, abrindo oportunidades aos flibusteiros. Desse modo, a ciência moderna estabelece uma ruptura definitiva com a tradição do pensamento clássico e enciclopédico,  que separa teoria e prática, sujeito e objeto, local e global, indivíduo e sociedade, objetivo e subjetivo, fragmentando, pulverizando e isolando o conhecimento de sua finalidade primordial - seu caráter científico.

Essa introdução é necessária para dar a exata noção de que o conhecimento não está mais circunscrito a um determinado campo. No caso do nosso métier, a ufologia é impossível de ser 'explicada' exclusivamente a partir de uma disciplina ou campo do saber. Não são as Ciências Humanas ou as Ciências Naturais que se proporiam a dar respostas, mas ambas. O que a transdisciplinaridade faz é mais do que unir, em certo sentido ela as excede, amplifica o espectro da análise, ultrapassa os muros da mera formalidade conceitual. Está na Carta: "Uma educação autêntica não pode privilegiar a abstração no conhecimento. Ela deve ensinar a contextualizar, concretizar e globalizar. A educação transdisciplinar revaloriza o papel da intuição, do imaginário, da sensibilidade e do corpo na transmissão dos conhecimentos". 

Quando escrevemos o subtítulo de Naus - "Uma análise transdisciplinar sobre a crença em discos voadores" -, a intenção não poderia ser mais explícita. Não bastaria colocar como suporte discursivo esta ou aquela matéria e dela inferir conclusões. Foi preciso ir além para não ficar vulnerável. Quer exemplos? Alteridade se discute em qual campo, Antropologia, Sociologia, Psicologia ou Psicanálise? E narcisismo? E morte? Vida extraterrestre diz respeito somente à Astrobiologia? Crenças se submete à Religião, Psicologia ou Sociologia? Ficção científica se insere na Literatura, na História, na Cultura ou, de novo, na Sociologia? Para gerir tanta complexidade é necessário, antes de tudo, clareza e cautela na montagem dos elementos. A trama da malha é espessa, ou, como está no Prefácio, uma verdadeira "tapeçaria persa'.

Mas há um aspecto importante nesse quadro que parece não estar ainda muito claro. Enquanto a maioria absoluta das pessoas parte da premissa de que disco voador existe e formula suas questões esperando que minhas respostas satisfaçam essa convicção, eu parto do princípio inverso - disco voador não existe. Como tenho o conhecimento e a experiência na área, minhas explanações contrariam as expectativas e o desejo de uma confirmação, e o inconformismo é inevitável. A transdisciplinaridade é a ferramenta mais eficaz, a chave sólida que abre as portas para entendimento maior das coisas do mundo. Estamos burilando a educação transdisciplinar, um caminho sem volta, e o que isso significa na sua vida você saberá na próxima semana. 

Um comentário: