Obras

Obras

domingo, 27 de março de 2016



A Ufologia é uma mentia? Não, mas é uma farsa.


Confesso que me agrada muito quando um leitor se manifesta, seja qual for a natureza do seu comentário. Tenho motivos de sobra para gostar: a livre expressão do pensamento alheio é uma forma legítima de se avaliar o alcance do texto dentro do cenário a que ele se propôs, estimula a reflexão do autor do texto (e dos leitores que o leem) até como forma de autocrítica, se for o caso, e fermenta o intelecto em busca de resposta, esclarecimento ou réplica. No jargão popular, o leitor "levantou a bola" e eu não vou perder a oportunidade de gol. Dito isto, vamos ao que interessa.

No post Teatro Ufológico..., um leitor postou sua opinião a partir do trecho em que comparo a linguagem da Ufologia com a do teatro - "uma farsa, uma fantasia...", e conclui seu raciocínio com "Em outras palavras, a Ufologia é uma MENTIRA". Fica difícil saber se ele compreendeu corretamente a mensagem, se eu, como autor, não fui claro o suficiente na transmissão da mensagem, ou se ele apenas extraiu uma pequena parte do conteúdo como gatilho para expor sua descrença em relação ao tema. Faltou saber também o que ele entende por ufologia. De qualquer modo, até para dirimir dúvidas, tentarei esclarecer o melhor possível.

A Ufologia não é uma mentira, mas uma farsa. A confusão pode estar no verbete "farsa", que não é sinônimo de mentira. Farsa é uma encenação, "representação que induz ao logro, de caráter burlesco" (Houaiss). Neste sentido, não há como negar, essa é a realidade, a Ufologia praticada à revelia do método científico e do pensamento lógico, racional e crítico é, sem dúvida, um teatro farsesco, risível a mais das vezes. Os atores (ufólogos) fingem pesquisar o que acreditam conhecer; o público aplaude sempre a peça ficcional fala o que ele quer ouvir, mesmo que não entenda o roteiro; a mídia explora se a previsão é "espetáculo" e casa cheia, e as autoridades compactuam quando lhes é conveniente e lhes outorga um pretenso poder. Afinal, o show deve continuar.

Agora, espero que o mesmo leitor tenha se interessado em ler o post seguinte - Afinal, por que pesquisar... que é quase uma continuidade do Teatro. O exercício da prática investigava, dentro dos princípios mais rigorosos do pensamento científico, leva não só a entender o mundo e as instituições que fazem este mundo ser o que é e como é, como também, e principalmente, conhecer a nós próprios e nosso papel no panorama global da sociedade em que vivemos. Creio que posso resumir tudo numa única e forte palavra: responsabilidade. É por isso que este blog se chama Ufologia século 21.

Assim, meu caro leitor descrente da Ufologia, e  queridos leitores que me acompanham nestas linhas, encerro dizendo que não investi quatro décadas e meia pesquisando uma mentira, embora tenha passado parte dela num "palco", com todos os holofotes a que tive direito. Porém, quando percebi que o meu personagem contrariava os princípios fundadores da minha consciência, saí de cena. Faço um mea culpa simmas não estou aqui para me redimir, nada tenho do que me arrepender. Muito do que aprendi sobre o ser humano devo à Ufologia que, através de suas "mentiras" vem contando muitas verdades. É delas que venho falando aqui, com humildade e respeito a você.







Nenhum comentário:

Postar um comentário