Seguimos com a transcrição do artigo do professor de Filosofia da
Utah Valley University, C. Thi Nguyen. Volto a pedir concentração na leitura, dada a importância do tema em tempos de polarização e radicalização de toda
sorte.
Atenção agora!
Pode-se ficar tentado a pensar que a solução é apenas mais autonomia intelectual. As câmaras de eco surgem porque confiamos demais nos outros, então a saída é começar a pensar por nós mesmos. Mas esse tipo de autonomia intelectual radical é um delírio. Se o estudo filosófico do conhecimento nos ensinou alguma coisa no último meio século, é que somos irremediavelmente dependentes uns dos outros em quase todos os domínios do conhecimento. Pense em como confiamos nos outros em todos os aspectos de nossas vidas diárias: Dirigir um carro depende de confiar no trabalho de engenheiros e mecânicos; tomar remédio depende de confiar nas decisões de médicos, químicos e biólogos. Até os especialistas dependem de vastas redes de outros especialistas. Um cientista do clima analisando amostras do ar depende do técnico de laboratório que opera a máquina de extração de ar, dos peritos em estatística que desenvolveram metodologias subjacentes e assim por diante.
Elijah Millgram argumenta
em The Great
Endarkenment (2015), que o conhecimento moderno depende da confiança de
extensas cadeias de experts. E nenhuma pessoa está em condições de verificar a
confiabilidade de todos os membros dessa cadeia. Pergunte a si mesmo: Você
poderia diferenciar um bom cientista de um incompetente? Um bom biólogo de
um biólogo medíocre? Um bom engenheiro nuclear, um radiologista, um
macroeconomista, de um profissional incapaz? Qualquer leitor em particular
pode, é claro, ser capaz de responder positivamente a uma ou duas dessas questões,
mas ninguém pode realmente avaliar uma cadeia tão longa por si mesma. Em
vez disso, dependemos de uma estrutura social de confiança muito
complexa. Temos de confiar uns nos outros, mas, como a filósofa Annette
Baier afirma, "Essa confiança nos torna vulneráveis". As câmaras de eco
funcionam como uma espécie de parasita social sobre essa vulnerabilidade,
aproveitando nossa condição epistêmica e dependência social.
A maioria dos
exemplos dados, seguindo Jamieson e Cappella, foca na câmara conservadora de
eco da mídia. Mas nada diz que esta é a única câmara lá fora; Eu também
encontrei câmaras de eco sobre tópicos tão amplos como política, dieta
(Paleo!), técnicas de exercícios (CrossFit!), amamentação, algumas tradições
intelectuais acadêmicas e muito, muito mais. Eis o padrão: O sistema de crenças de
uma comunidade enfraquece a confiabilidade de quaisquer pessoas de fora que não
subscrevam seus dogmas centrais? Então provavelmente é uma câmara de eco.
No entanto, grande parte
da análise recente colocou as bolhas epistêmicas junto com as câmaras
de eco em um fenômeno unificado, mas é absolutamente crucial distinguir os
dois. Bolhas epistêmicas são bastante desorganizadas; crescem com
facilidade e da mesma forma desmoronam. As câmaras de eco são muito mais perniciosas
e muito mais robustas. Elas podem começar a parecer quase como coisas
vivas. Seus
sistemas de crenças fornecem integridade estrutural, resiliência e respostas
ativas a ataques externos. Certamente uma comunidade pode ser ambas ao mesmo
tempo, mas os dois fenômenos também podem existir independentemente. E os
eventos que mais nos preocupam são os efeitos de câmara de eco que realmente
causam a maior parte do problema.
A análise de Jamieson e
Cappella é, em grande parte, esquecida nos dias de hoje; o termo é entendido
apenas como sinônimo de bolhas de filtro. Muitos dos pensadores mais
proeminentes se concentram apenas nos efeitos do tipo bolha. Os relevantes
tratamentos de Sunstein, por exemplo, diagnosticam a polarização política e a radicalização
religiosa quase exclusivamente em termos de má exposição e má
conectividade. Sua recomendação, em Republic, é criar
mais fóruns públicos para o discurso, onde deparamos com opiniões contrárias
com mais frequência. Mas se o que estamos tratando é primariamente uma
câmara de eco, então esse esforço será inútil, na melhor das hipóteses, e
poderá até fortalecer o controle dessa câmara.
Os novos dados parecem
mostrar que as pessoas no facebook realmente veem postagens de opiniões
contrárias, ou que as pessoas frequentemente visitam sites com afiliações
políticas opostas. Se isso é certo, então as bolhas epistêmicas podem não
ser uma ameaça tão séria. Mas nada disso pesa contra a existência de
câmaras de eco. Não devemos descartar essa ameaça com base apenas em evidências
sobre conectividade e exposição. Fundamentalmente,
as câmaras de eco podem oferecer uma explicação útil da atual crise
informacional de uma maneira que as bolhas epistêmicas não podem. Muitas
pessoas afirmaram que entramos numa era de "pós-verdade". Não só
algumas figuras políticas parecem falar com um descarado desrespeito pelos
fatos, mas seus partidários parecem totalmente não-convencidos pelas
evidências. Parece que, para alguns, a verdade não mais importa.
Esta é uma explicação em
termos de irracionalidade total. Para aceitá-lo, você deve acreditar que um
grande número de pessoas perdeu todo o interesse em evidências ou investigações
e se afastou dos caminhos da razão. O fenômeno das câmaras de eco oferece uma
explicação menos contundente e muito mais modesta. A aparente atitude de
"pós-verdade" pode ser explicada como o resultado das manipulações de
confiança forjadas pelas câmaras de eco. Não precisamos atribuir um
desinteresse total por fatos, evidências ou motivos para explicar a atitude pós-verdade. Nós
simplesmente temos que atribuir a certas comunidades um conjunto amplamente
divergente de autoridades confiáveis.
Ouça o que realmente soa
quando as pessoas rejeitam os fatos simples - não soa como irracionalidade
bruta: Um lado aponta um dado econômico; o outro lado ignora esse dado
rejeitando sua fonte. Eles acham que o jornal é tendencioso ou as elites
acadêmicas que geram os dados são corruptas. Uma câmara de eco não
destrói o interesse de seus membros pela verdade, apenas manipula quem eles
confiam e muda quem eles aceitam como fontes e instituições confiáveis.
E, em muitos aspectos, os
integrantes da câmara de eco estão seguindo procedimentos razoáveis e
racionais de investigação. Eles estão imbuídos de raciocínio crítico,
estão questionando, avaliando fontes por si mesmos, estudando diferentes
caminhos para a informação a partir do que já sabem sobre o mundo. Eles não são
irracionais, mas sistematicamente mal informados sobre onde depositar sua
confiança.
Observe como o que está
acontecendo aqui é diferente, digamos, do discurso duplo orwelliano, uma
linguagem deliberadamente ambígua e cheia de eufemismo, projetada para esconder
a intenção do falante. Doublespeak não
tem nenhum interesse em clareza, coerência ou verdade. É, de acordo com
George Orwell, a linguagem de burocratas e políticos inúteis tentando passar
pelas articulações da fala sem realmente se comprometer com quaisquer
reivindicações substantivas reais. Mas as câmaras de eco não negociam
pseudo fala vaga e ambígua. Devemos esperar que elas apresentem afirmações
claras, objetivas e inequívocas sobre quem é confiável e quem não é. E
isso, de acordo com Jamieson e Cappella, é exatamente o que encontramos nas
câmaras de eco: Teorias de conspiração claramente arquitetadas e acusações
de um mundo exterior repleto de indignidade e corrupção.
[continua]
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* https://aeon.co/essays/why-its-as-hard-to-escape-an-echo-chamber-as-it-is-to-flee-a-cult
acessado em 21/04/2018
acessado em 21/04/2018
Texto genial, saboroso, seu Reis.
ResponderExcluir"Esta é uma explicação em termos de irracionalidade total. Para aceitá-lo, você deve acreditar que um grande número de pessoas perdeu todo o interesse em evidências ou investigações e se afastou dos caminhos da razão".
"Eles não são irracionais, mas sistematicamente mal informados sobre onde depositar sua confiança".
Abraço.